segunda-feira, 7 de julho de 2014

Joquebede, a mãe de Moisés


Hoje farei uma postagem sobre essa esplêndida mãe, que confiou em Deus para salvar a vida do seu filho. Não há muitos relatos, e nem dados históricos sobre ela. O que sabemos é que ela é a mãe verdadeira de Moisés, e que ela o colocou em um cesto para que o filho ficasse a salvo das mãos do faraó.

Esposa de Anrão e mãe de Miriã e Arão, Joquebede era uma escrava hebreia que vivia com sua família no Egito. Tudo começou quando o Faraó com medo que os judeus se tornassem muito fortes e se unissem a outro povo contra o seu reino, mandou matar todas as criancinhas do sexo masculino. 

Joquebede, sua mãe, o amava muito e não queria que os soldados de Faraó o descobrissem e o matassem jogando-o no rio Nilo.
Com a mão protetora do Senhor, Joquebede conseguiu esconder seu filho por três meses.
Moisés era um bebê bonito e amado por seus pais mas estava prestes a ser encontrado e morto.


O faraó ordenou também que as parteiras matassem todos os meninos que nascessem. Mas, elas não obedeceram a tal ato monstruoso e o faraó decidiu usar os seus soldados para cumprir sua ordem. Ordenou que matassem os recém-nascidos e jogassem no rio para que os crocodilos os devorassem. Dá até para imaginar como ficou o coração de Joquebede quando ela ouviu esta ordem! Se fosse comigo, ficaria desesperada, nervosa, sem chão...

Cada acontecimento na vida de Joquebede estava dentro do plano cuidadoso do Senhor. E ela, como serva do Senhor usava da sabedoria que Deus lhe dera para por em prática os planos do Senhor para Seu povo. Mas ela estava também pondo em prática a sua fé. Ela confiava no Senhor e amava o seu filho. Ela, por confiar no Senhor, sabia que Deus estava no controle de tudo e Ele ia salvar o seu filho Moisés.

Ela, pela fé, colocou Moisés num cesto de junco e lançou-o no rio Nilo. Ele deu este passo de fé mas, com certeza, o seu coração estava triste. Como toda mãe, Joquebede deve ter se preocupado com seu bebê que estava em um cesto no rio, mas, ela confiava no Senhor mas, como mãe, ela sofria com a separação, sofria por não saber o futuro do seu tão querido filhinho.
Deus estava vendo o sofrimento de Joquebede e decidiu ampará-la e, certamente, colocou em seu coração a certeza de dias melhores para seu filho. E a paz de Deus surgiu em seu coração dando-lhe tranqüilidade  e confiança!

Enquanto o Senhor trabalhava no coração dela, Ele também conduziu a filha de Faraó até a margem do rio. Foi Deus quem a fez ver o cesto onde se encontrava o pequenino Moisés e foi também Ele que colocou compaixão no coração desta jovem egípcia que teve amor pelo pequeno menino logo que o viu.

Deus continuou agindo na vida da filha de Faraó e na vida de Joquebede. Vejam o que este Deus amoroso ainda fez: O pequenino Moisés precisava ser amamentado, então a filha de Faraó, que já havia decidido adotá-lo, autorizou Joquebede a levá-lo todos os dias para a sua casa para alimentá-lo com seu leite. Que provisão maravilhosa para esta mãe que repousou sua ansiedade nos pés do Senhor!

Joquebede amamentou seu filho Moisés por aproximadamente dois anos e meio.

Ela, com certeza, foi uma mãe que se importou com a vida espiritual de seu filho. Foi ela quem incutiu no coração de Moisés o amor pelo seu povo e, principalmente, o amor e obediência a Deus.
E você, minha irmã, está falando do amor de Deus a seu filho? Você lê, diariamente, a Bíblia ele? Você ensina hinos de louvor a ele? Você o disciplina como o Senhor nos ensina na Sua Palavra?
Nunca esqueça que a alma de seu filho está em suas mãos. Para as mamães: Deus lhe deu esta responsabilidade e você não pode falhar, pois o destino eterno do seu filho depende de você e de sua submissão a Deus. Você quer que seu filho seja salvo? Você quer que ele esteja ao lado do Senhor por toda a eternidade?

Fique com a paz do Senhor

Amém


5 comentários:

  1. Amém amada! Que lindo post! Edificante! Amei! Que história linda Meu DEUS! ♥ TU ÉS TREMENDO MEU PAI. Amém!!! Beijos lindona fique com DEUS♥
    http://feriasemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, uma história linda de uma mãe que confiou em Deus.

      Excluir
  2. eu não sei o que faria no lugar dela, mas, com certeza
    eu obedeceria ao criador.

    ResponderExcluir
  3. mãe faz qualquer coisa pelos filhos

    ResponderExcluir
  4. DEUS É TREMENDO

    ResponderExcluir

❀¸¸.*♥*.¸¸.*☆ ❀
Não vai embora sem deixar seu comentário.
Sua opinião é muito importante para mim!♥
❀ ¸¸.*♥*.¸¸.*☆❀