segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O que eu acho do natal?


Olá amados, paz do Senhor para todos. Tudo bem com vocês? Acharam que eu não falaria sobre o natal né?! Lembram que ano passado fiz um post sobre o assunto? (Se não lembram leia o posta anterior AQUI♥ 
Pois bem, vamos ao post e sobre o que eu acho do natal, essa data tão centrada no capitalismo. Lembrando que não darei dicas de look, decoração, enfeites, receitas e nem nada disso (''sorry'' por quem estava esperando)  


A bíblia não relata o dia e o ano em que Cristo nasceu, também não existem fontes históricas que revelam tal data, mas sabemos que não foi em Dezembro, pois nesta época do ano, em Israel, o inverno é rigoroso e a bíblia no relato do nascimento de Cristo diz que havia pastores no campo cuidando das ovelhas na madrugada (Lc 2:8-20). Não foi em Dezembro, pois as ovelhas ficavam alojadas nessa época.  A palavra NATAL vem do latim “natale”, relativo ao nascimento. O mundo ocidental cristão define o natal como a celebração do nascimento de Jesus Cristo, e isso ocorrem, todos os anos, no dia 25 de dezembro. Nessa mesma data é celebrado em vários lugares do mundo o que poderíamos chamar de a maior festa da cristandade, o nascimento de Jesus.

Existem muitas especulações acerca desse assunto e são diversos os artigos e opiniões que circulam entre o meio cristão, tornando-o mais e mais polêmico. Nosso objetivo ao escrever é apenas esclarecer as dúvidas existentes, eliminando toda atmosfera misteriosa acerca dessa temática.


A bíblia diz que “Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas,... está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado”. (Rm 14: 22,23). Existem alguns argumentos que alegam que os enfeites e árvores são e possuem simbologias satânicas (se bem que sempre achei o gorro do Noel parecido com o do saci kkkkk).  Porém vale salientar que o mundo está cheio de simbologias e que os símbolos só possuem valor quando nos apegamos ao que ele representa. Portanto o pecado não está relacionado a enfeitar ou não a sua casa, mas as motivações que o leva a enfeitar. Se suas intenções forem idolatrar as ornamentações, rituais e simbologias natalinas, ofuscando a presença de Cristo, evidentemente estarás pecando, tendo em vista que a bíblia recomenda “Portanto, meus amados, fugi da idolatria” (I Co10:14). Mas, se suas motivações estiverem relacionadas ao simples fato de criar um ambiente e um cenário de confraternização familiar, louvando e agradecendo a Deus pela sua infinita bondade, sinceramente não vejo mal algum, mas para aqueles que julgam tais atitudes recomendo o conselho do Apóstolo Paulo "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados," (Cl 2 :16).

Alguns substituem Cristo por Papai Noel, outros aproveitam a situação para a glutonaria, bebedices, depravação, promiscuidade, idolatram a data, Papai Noel e os rituais natalísticos, e etc. ISSO É PECADO! Portanto a grande questão não é comemorar, mas como se comemora. Se o Natal é o nascimento de Cristo, isso comemoro todos os dias e não simplesmente no dia 25 de Dezembro.

Não comemoro os “rituais de natal”, mas comemoro o momento entre amigos e familiares, comemoro a sensibilidade humana e solidária dessa época e a oportunidade de anunciar que Cristo vive e voltará.


Celebrar o Natal é anunciar a verdade a todos e a todo tempo que Cristo vive e reina. É ensinar as nossas crianças que papai Noel não existe, mas Papai do Céu é Vivo e Real.
É aceitar seu plano de salvação para nossas vidas e viver conforme a sua vontade.




23 comentários:

  1. Que post maravilhoso, aprendi muitas coisas com ele, achei incrível. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo! Super esclarecedor! Precisamos ensinar mesmo, que Jesus é vivo e é o Senhor da Terra, tanto no Natal quanto em outros dias também. Além disso, precisamos estar preparados a responder questões dessa data, que deixam muitas pessoas duvidosas.

    Parabéns pelo post e pelo blog, flor! Deus te abençoe!
    Beijinhos,

    www.polenporpolen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, fico super feliz com sua visita amada :)
      É verdade, Jesus é Rei dos reis não só no natal mas 365 dias.
      Beijos♥

      Excluir
  3. Amei o post. Acho que o natal perdeu muito o seu significado devido ao comércio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que perdeu muito verdadeiro significado real. Substituem Jesus por Papai Noel e o Espírito Santo por um tal de "espírito natalino". devemos ser bondosos todos os dias, não somente no natal!

      Excluir
  4. San que beleza de texto... Repassando para todos meus amigos e familiares. Boas festas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bya, fico feliz que vc esteja compartilhando com todo mundo! ♥
      Boas festas para vc tbm :)

      Excluir
  5. Amei seu post. Que o Senhor Jesus seja lembrado no natal e não Papai Noel. Na minha casa eu não decoro e nem ponho árvore de natal. Paz linda , beijos ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não decoro minha casa. Acho que muita gente gasta dinheiro com decoração e presentes, em vez de guardar para algo melhor. Beijos

      Excluir
  6. Ótimo texto, Cristo deve ser o centro do Natal, assim como o centro dos nossos dias e da nossa vida!

    ResponderExcluir
  7. Nem sei o que dizer,San. O texto esta escrito sabiamente. Que Deus possa existir nos corações das pessoas durante todo ano, e não apenas no dia 25 de dezembro. Lindas comemorações e um perfeito 2015 pra você e familiares. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda que bom que gostou do texto! Ótimo natal e ano novo
      para vc e sua família! Beijos♥!

      Excluir
  8. Uau! Parabéns San pelas palavras! Tem que ter muita sabedoria pra falar desses assuntos 'polêmicos'. E você conseguiu! God bless!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê ! Puxa pesquisei demais. Falar sobre o natal sempre causa alguma polêmica. Pensei que ninguém ia gostar. Ainda bem que eu me enganei kkkk. Beijos fofa (^~^ )

      Excluir
  9. Muito bom o post... Assunto polêmico mas que quando dito com sabedoria fica é tocante. Parabéns!

    http://portalesasd.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu caro. Visitei seu blog e gostei muito. Fica na paz de Cristo.

      Excluir
  10. Lindo blog, amei esse post, temos que explicar o verdadeiro natal e ensinar a essência do natal que é exclusivamente Jesus Cristo!!!!! Parabéns!!! Deus abençoe muito!! Vou te seguir!! Bjoooo

    ResponderExcluir
  11. Olá Sandreanny, amei o post e achei interessante seu ponto de vista em relação a esse tema tão polemico entre os cristãos Bjs !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Stefanny. Temos que ser cautelosos e falar o máximo de Jesus. Beijos

      Excluir
  12. Oiee amei o post, Deus abençoee sempree : )

    ResponderExcluir

❀¸¸.*♥*.¸¸.*☆ ❀
Não vai embora sem deixar seu comentário.
Sua opinião é muito importante para mim!♥
❀ ¸¸.*♥*.¸¸.*☆❀