quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Os males da mentira

Que mentir é falar algo contrário à verdade isso você já sabe; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira. É o engano em seus diferentes aspectos; parece inofensivo ao ser humano, mas é uma ofensa grave diante de Deus. O diabo é o pai da mentira (João 8:44) e, portanto, a mentira é um dos instrumento mais diabólicos que o homem usa para sua própria perdição. O mais triste de tudo isso, é que o homem ama a mentira, não sabendo amar a verdade, pois ele é mau por natureza (Romanos 1:25; Apocalipse 22:15).

A juventude atual, está sendo arrastada à perdição eterna, tudo por conta pelo busca do prazer transitório da inclinação à droga, bebidas, sexo, etc. Tudo não passa de uma grande mentira; é enganoso, imoral, trazendo prejuízos físicos, morais e espirituais. Tais coisas como essas podem ser definidas como praticar a mentira. Esta prática pode abranger os mais variados aspectos da mentira, tais como: idolatria, homicídio, adultério, fornicação, cobiça, etc.

Falar mentira é um mal muito, mas muito comum em todos os homens e esferas da vida. Algumas pessoas dizem que certas mentiras são benignas, mas isto não é correto. Toda mentira, pequena ou grande, é um instrumento do diabo, portanto é recomendável que o crente não se comprometa com coisa alguma que possa levá-lo a mentir. Todo verdadeiro crente deve tratar tudo de forma positiva; na verdade o seu falar deve ser
"Sim, sim, Não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna" (Mt. 5:37).

Existe também a mentira doutrinária e a mentira teórica. O espírito do erro nega que Jesus Cristo veio em carne, nega que Cristo é Deus (I João 4:6). Esta é uma mentira doutrinária. A teoria da evolução é uma mentira teórica pois nega a criação, negando assim o Criador que é Deus. Há pessoas que crêem nessas mentiras, e haverá muitos que irão crer na mentira por não terem dado  nenhum crédito à verdade (II Tessalonicenses 2:10-12).

Quando Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden, o pecado entrou no ser humano; entrou a mentira, o mal e, consequentemente, a morte.
"Porque o salário do pecado é a morte", mas graças a Deus que "o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm. 6:23). 

Portanto, ao homem agrada, por natureza, crer na mentira; se agrada em praticar a mentira e ele até mesmo, chega a amar a mentira. Repito, a mentira é prejuízo grande ao homem e, com todos os seus horrorosos aspectos, o degenera, o deforma psicologicamente e o leva à perdição. O diabo com seu instrumento de mentira rouba, mata e destrói o homem. Está escrito:
"O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir" (Jo. 10:10). O diabo lançou a sua mentira no mundo: "a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida" (I Jo. 2:16).

Devemos aborrecer a mentira, ter nojo e repúdio à mentira, e em qualquer forma que se apresente, e não nos esquecermos que o primeiro pecado grave, pecado de morte, registrado na igreja, foi uma mentira (Atos 5:1-11).

Temos que amar a verdade, a qual está em nós, e estará para sempre (II João 1,2). Procuremos praticar a verdade em nossas vidas, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade, mesmo que a verdade doa. Cristo disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo. 14:6).
"Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros." (Ef. 4:25).
A seguir deixo um vídeo para vocês do canal no Youtube Sou igreja sou luz, que fala mais sobre o assunto.

Fique na paz do Senhor amados.


18 comentários:

  1. Amei San♥. O pai da mentira é o diabo e devemos nos manter bem longe dela..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taís, com certeza devemos nos manter longe de mentiras e de mentirosos.
      Beijos♥

      Excluir
  2. Sandreanny bom dia, a mentira só trás consequências rins para a nossa vida, temos que nos afastar delas e de quem a pratica, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Lucimar, devemos nos afastar desses atos, que não nos edificam!

      Excluir
  3. Mentir é horrível, já vi muitas pessoas se acostumarem a mentir, sabemos a quem a mentira pertence, Como cristãos devemos evitar-la ao máximo.
    Gostei do texto e do video San!.
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mileny, verdade amore, mais um abismo sempre chama o outro. A pessoa pensa que a mentira não tem perna curta. Um dia a verdade vem a tona.
      Beijokas♥

      Excluir
  4. San amei esse texto. Mentira tem perna muito curta... Devemos nos livrar da mentira.

    ResponderExcluir
  5. San, faz um tempão que não visito o seu blog, ele tá muito lindo... Mudaste a caixa de comentários também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jane, que saudades de vc.. sim eu mudei a caixinha de comments. Gostou??
      Deu um trabalhão! rsrs♥

      Excluir
  6. Amei. Parabéns ✿

    ResponderExcluir
  7. Que perfeito San. Com certeza a mentira só destrói a pessoa. Uma amiga minha, terminou o noivado por causas de mentiras e fofocas. Devemos vigiar e orar...
    Gostei do vídeo
    Beijos!♥☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que coisa, né Mônica? É como eu já escrevi aqui antes, mentiras e fofocas são coisas ruins e devemos nos manter longe. O mentiroso e o fofoqueiro não sabem que podem destruir uma vida...
      Beijokas♥

      Excluir
  8. Amei seu blog ( °3*)♥

    ResponderExcluir
  9. Mentira é coisa do diabo. Temos que nos ligar nas coisas de Deus. Amém!

    ResponderExcluir

❀¸¸.*♥*.¸¸.*☆ ❀
Não vai embora sem deixar seu comentário.
Sua opinião é muito importante para mim!♥
❀ ¸¸.*♥*.¸¸.*☆❀